Texto: I coríntios 12.1-11
Introdução: a palavra dom segundo o dicionário Aurélio, significa: dádiva, presente, qualidade inata, mérito, merecimento, poder. A expressão dons espirituais representa a tradução comum, em português, do substantivo grego que aparece no neutro plural, charismata, formado de charizesthai,que significa (mostrar favor, dar gratuitamente) e que é relacionado ao substantivo charis (graça) os charismata, por conseguinte, podem ser chamados com exatidão Dons graciosos. Os dons foram dados por Deus para a igreja.
Sentença de interrogativa? Os Dons são para hoje?sentença de transição: Os dons foram dados a igreja com quais finalidade?
I- O aperfeiçoamento dos santos (Ef 4:12-14) - Para a obra do ministério;- Para edificação do corpo de Cristo;- Para chegar a unidade da fé(Ef 4:13);- Para chegar ao conhecimento do filho de Deus;- Para chegar à estatura de varão perfeito.
II- A edificação da igreja – Ef. 4.7-16; I Ped. 2.5; I Co. 2.9-12 - A glorificação do nome de Jesus – I Co. 10.4 - Adornar a igreja – Gn. 24.15-22 -Equipar a igreja – Ef. 6.10ss
III-Para glorificar a DeusO objetivo maior no uso dos dons espirituais, está em glorificar o nome do Senhor. Tudo que realizamos deve ter esse objetivo. Todo verdadeiro cristão, tem um dom ou conjunto de dons e deve trabalhar no reino de Deus para glorificar o nome de Deus. O valor da vida de um cristão é determinado pelo uso que ele faz daquilo que Deus lhe deu; é determinado pelo uso dos dons. A Igreja de Corinto não havia entendido esse propósito, e alguns se consideravam superiores aos outros, e na verdade usavam os dons espirituais para exaltação pessoal e não para exaltação de Deus.
Conclusão: Que Deus nos ajude a manter sempre acessa a chama do Espírito, para que possamos sempre desejar os seus dons e abundar neles para a glória de Deus Pai. Meu amado irmão, busque os dons do Espírito, pois eles te capacitarão de uma maneira gloriosa para o trabalho do Mestre. Amém!
Pr. João batista de Medeiros
Nenhum comentário:
Postar um comentário