Ana: uma mulher angustiada

I Samuel  1. 1-28


INTRODUÇÃO:  Ana era uma mulher angustia, que não tinha paz em seu coração, e essa mulher tinha motivos suficientes para essa sua angustia.
Sentença interrogativa. Qual a sua angustia ?
Sentença de transição. A angustia dessa mulher lhe leva a buscar a Deus. Quais os motivos da angustia de Ana?

1º-Motivo Ela era estéril  não tinha filhos, v 2

a) isso lhe trazia profunda tristeza na alma daquela mulher, não ser mãe naquele tempo era considerado pelo povo da época uma incapacidade, era como se não existisse.
b) gerar filhos naquele tempo era visto como um sinal da maior bênção de Deus, e isso era visto por dois motivos, primeiro como sendo uma mulher abençoada, segundo era a garantia que a família teria gente pra trabalhar nos campos e pastorear ovelhas. Ana era então uma mulher angustiada, não dava filhos a seu esposo e isso era motivo para que ela se entristecesse.

2º Motivo  Ela era mal vista pela sua própria família, salmos 127.3 a
Ana se sentia repudiada, diminuída, diante de sua família, não ter filhos naquela época para uma mulher, era visto como um castigo de Deus.b) apesar de seu esposo lhe amar v5, a poligamia em Israel aos olhos dos homens não era ilegal nem imoral, no entanto Deus não aprovava, Ana era insultada por sua rival, v6 o esposo de Ana, tenta lhe consolar, v8 Não sou eu melhor para ti do que 10 filhos? a realidade que Ana vai a luta, ela se levanta no v9-10 e lamenta diante de Deus, e faz um voto ao senhor, vejamos o vs11. O voto era se Deus lhe desse um filho era consagraria no altar do senhor e deixava no templo do senhor, e não lhe passava navalha em sua cabeça, esse era o chamado voto Nazireu.   
3º Motivo Ela foi tida como embriagada pelo sacerdote Eli, VS 12-18 

a) Ana estava sendo censurada pelo sacerdote Eli de embriagada, era comum as pessoas beberem vinho, isso era tradicional em Israel. 
b) Ana saiu da presença de Deus com o semblante restaurado v18 vejamos no v19 à 20 
c) no ano seguinte Elcana subiu a sacrificar a Deus, e cumprir seu voto, Ana porem não foi, v22
Vejamos a gratidão de Ana, VS 24-28 
Ana estava agora de alma tranqüila, alegre, feliz, satisfeita, estava literalmente se sentindo Mulher com M maiúsculo. Ana dedica Samuel no templo e deixa para o servir ao senhor. Nós podemos aprender com essa mulher, algumas lições.

Conclusão:  Nunca desistir dos nossos sonhos, nunca olhar para as circunstancias e parar, buscar ao senhor e se humilhar diante Dele. Cumprir o que prometemos a Deus. 


Pr. João Batista de Medeiros

Nenhum comentário:

Culto de Louvor e Adoração - 20/02/2022