Jonas, homem teimoso

Leitura diária: Jonas 4.5

Quando chamamos o profeta de "teimoso", é porque assim o vemos neste momento. Como nada acontecera à cidade depois de sua predição, certamente após os quarenta dias, e mesmo tendo em vista a transformação de vidas que ali acontecera, o profeta, ainda, continuava obstinado em ver que sua predição tinha sido cumprida. Ou seja, a cidade seria destruída e todos os ninivitas mortos.

Quando no início deste capítulo ele se mostra desagradado com o Senhor por não cumprir o que mandara anunciar aos quatro cantos da cidade, ele até pede a morte ao Senhor, dizendo-se desapontado com ele, assacando contra o Senhor a acusação de que bem sabia que ele era "compassivo, misericordioso e longânimo" e que, por isso, não executaria o seu juízo sobre aquela cidade. Ele achava que era melhor morrer do que sair de Nínive com a "pecha" de um profeta mentiroso, cuja profecia não se cumprira.

Jonas era um profeta para coisas negativas. Um profeta do "apocalipse" como se diz para aqueles que vêem o fim do mundo em tudo. Tão preso à calamidade que havia anunciado, pois, talvez, fosse isto que ele quisesse no fundo do seu coração, isto é, a destruição de Nínive, ele não podia conceber que a sua profecia se cumprira pelo lado positivo. Sim, a cidade não fora destruída, exatamente porque a profecia se cumprira positivamente, pois todos os homens de Nínive se converteram dos seus maus caminhos:
 
"Então Jonas saiu da cidade, e sentou-se ao oriente dela;   
e ali fez para si uma barraca, e se sentou debaixo dela, à sombra,
até ver o que aconteceria à cidade." Jn 4.5

Aí está a teimosia do profeta. Cumpre a vontade do Senhor, mas não gosta do que acontece ao final dela. Que pena que Jonas não viveu para  ouvir a mensagem de Isaías cerca de 150 anos depois (Is 52.7) que dizia, "quão formosos sobre os montes são os pés do que anuncia as boas novas, que proclama a paz, que anuncia coisas boas, que diz a Sião: O teu Deus reina!" A teimosia de Jonas não permitiu-lhe ver o cumprimento de sua profecia.

Oração para o dia:

Torna-me, Senhor,
uma pessoa que procura levar
boas notícias a todos e não o mal
ou a maledicência. Que eu seja
um anunciador de boas coisas.


FONTE: Convenção Batista Brasileira      www.batistas.com

Nenhum comentário:

Culto de Louvor e Adoração - 20/02/2022