Sim, Jonas tinha seus méritos. É verdade que não via as coisas com os olhos bondosos do Senhor Deus, mas que tinha seus méritos, isto tinha. Senão o Senhor não o teria feito intermediário de toda esta história que se delineou desde a sua chamada e a saga vivida por ele no Mar Mediterrâneo até a cruzada evangelística que realizou com sucesso em Nínive.
Quando a pessoa tem méritos, o Senhor vai buscá-la onde esteja:
- Buscou Moisés cuidando do rebanho de seu sogro Jetro;
- Buscou Davi cuidando das ovelhas de seu pai Jessé;
- Buscou Pedro e João consertando as suas redes de pescar;
- Buscou Paulo na estrada de Damasco.
Quando o homem ou mulher são verdadeiros servos do Senhor, ele vai buscá-los onde quer que estejam para serem participantes de sua obra e plano. Isto foi o que aconteceu com Jonas. Ele tinha tanto mérito que o Senhor vai "contar ao vivo" para ele uma parábola. Uma parábola viva, montada pelo Senhor somente para ele, para ver, enfim, se aquele seu profeta teimoso e rebelde, afinal, entenderia a grande maravilha que havia sido realizada por Deus com a sua efetiva participação.
O milagre aí está. De um dia para o outro uma aboboreira cresce. A aboboreira é um vegetal rasteiro. Para ela crescer e aparecer, precisa de um bom tempo. Para Jonas, isto aconteceu de um dia para o outro. Jonas se alegra porque, assim, poderia continuar olhando a cidade lá ao longe, "sendo queimada pelo fogo do inferno", enquanto ele estava à sombra do sol inclemente:
"Mas Deus enviou um bicho, no dia seguinte
ao subir da alva, o qual feriu a aboboreira, de sorte
que esta se secou." Jn 4.7
O milagre não acabara, apenas começara. Da mesma forma como surgiu, a aboboreira sumiu. O Senhor vai ensinar ao seu profeta uma lição muito valiosa.
Oração para o dia:
Torna-me, Senhor,
uma pessoa que mereça o teu amor.
Que por minha vida de correção
e dedicação à tua obra, eu me torne
digno de tua bênção sobre mim.
FONTE: Convenção Batista Brasileira www.batistas.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário