O que Deus requer de nós

Inicial: Hebreus 11: 6a “De fato, sem fé é impossível agradar a Deus”.
Texto Base para reflexão: Gn 22.12c…; pois agora sei que temes a Deus,…
A paz do Senhor Jesus Cristos a todas as pessoas que estão lendo este artigo neste momento tão singular. Hoje estaremos relembrando a passagem bíblica de Genesis 22 a qual narra parte da vida de Abraão, o Pai da fé, este homem e servo de Deus que neste capitulo em questão foi duramente colocado contra a parede pelo próprio Deus, teve que escolher entre a obediência a Deus e o amor para com seu filho único: Isaque, o tão esperado Filho da promessa, o qual carregava em sua existência o cumprir da Promessa de Deus para com Abraão, marraremos parte da experiência deste grande ícone da fé no AT, e tiraremos dela com a graça de Deus ensinamentos preciosos sobre a temática de hoje: O Que Deus Requer De Nós.
-O Senhor requer de nós a “Obediência” Gn 22.3
Veja que Abraão após ter ouvido a ordem de Deus não questionou absolutamente nada, demonstrando com essa atitude uma obediência invejável, coisa que devemos verdadeiramente prestigiar em alguém é sua obediência. Abraão poderia e com razão questionar a decisão divina, veja o texto de Gn 15.3-6 onde Deus continua a insistir com Abraão que lhe daria descendência, no texto de Gn 18.11-13 havia passados mais alguns anos, veio o anjo do Senhor e confirma a promessa novamente, causando riso em Sara, pois, já era velha e alem disso era estéril, o Senhor a corrigi e declara que ela terá um filho no tempo de um ano após aquela visita, e aconteceu segundo o que lhe foi dito Gn 21, mas a questão principal é, Poderia Deus ter mentido para Abraão quando lhe prometeu que sua descendência seria numerosa sobre a terra? Pois se esse não é o caso, como seria possível haver descendência sem ter filhos para continuar a sua posteridade? Esse é o dilema imposto ai no contexto histórico da promessa divina feita a Abraão, pois, agora o Próprio Deus ordenou a execução de Isaque, Veja meus irmãos que coloquei desta maneira para que compreendessem que o fato de Abraão ter reagido com Obediência neste momento de sua vida não é tão simples assim, ele estava em meio a uma série de acontecimentos, havia recebido do Senhor a sua maior benção e algum tempo depois Deus resolve tirar dele a sua felicidade, o que mais surpreendeu na atitude de Abraão foi justamente o fato dele não questionar absolutamente nada, simplesmente obedeceu.
Fico me imaginado na pele de Abraão, e com toda certeza iria questionar a decisão divina, iria perguntar a Ele o porquê dessa mudança de atitude, tento de muitas maneiras nos dias de hoje não questionar o que Deus faz, mas a verdade é que quando não entendo, questiono, as vezes até sem razão, Abraão teria razão de questionar e não questionou, nó nos dias de hoje, recebemos a orientação divina e ficamos questionando, porque isso, porque aquilo, a verdade é que enquanto estamos questionando, não estamos obedecendo, um aprendizado importante nesse texto é Obedecer sem questionar.
-O Senhor Requer: “Fé”. Gn 22.8-9
Deve estar martelando ai na sua mente mais ou menos assim, “O Missionário a fé e a obediência são a mesma coisa quando se trata da palavra de Deus”, muito bem queridos, concordo com você, mas a verdade é que os seres humanos vem nos últimos anos perdendo a noção do que é fé, porque a fé não é simplesmente obedecer, é o obedecer sem ser necessário a prova lógica e racional, ter fé é fazer como Abraão fez, sua obediência a Deus revela para nós o que é a verdadeira fé, fazer o que Deus quer sem contudo entender o porque, veja queridos que se eu e você estivéssemos no lugar de Abraão, na hora em que seu tão esperado e amado filho lhe faz talvez a pergunta mais difícil de ser respondida por um Pai que ama ardentemente seu filho, e que está a minutos de o sacrificar, em nome de sua fé, ai vem a resposta de um pai que não tem palavra dentro da lógica humana para responder, então afirma o que nem mesmo ele tinha condições de acreditar em algo tão fora de possibilidade naquele momento, no meio do deserto, subindo um monte, como seria possível haver um carneiro ali por perto sem que ninguém o trouxesse, Abraão é um homem disposto a sacrificar o que tem de mais precioso em nome de sua fé.
E ai como fica a nossa noção de Fé em um mundo eclesiástico que te oferece inúmeras opções, como escolher a certa? A verdade de hoje é que não escolhemos por obediência a palavra de Deus, o que nós hoje chamamos de fé não é suficiente para nos fazer caminhar pelo caminho  de Cristo, é sim o suficiente para nos levar a escolher o que melhor se encaixa em nossas preferências, se nós estivéssemos na pele de Abraão escolheríamos uma religião que não nos imponha isso ou aquilo, escolheríamos o mesmo “Deus” só que de uma perspectiva diferente que melhor se encaixa conosco, moldaríamos a nossa própria igreja caso não houvesse um lugar que ofereça o que nós queremos, essa é a perspectiva de fé que muitos tem hoje, infelizmente é essa a verdade, precisamos resgatar o verdadeiro sentido de fé, tenhamos em mente que a fé não da espaço para a dúvida, se temos fé não temos dúvida alguma, a fé é a certeza, convicção, que não precisa de explicações racionais para existir.
*O Senhor não requer nada, nada que não possamos fazer: Gn 22.12 “Pois agora sei que temes a Deus”
Nem mesmo Abraão sabia que sua fidelidade à vontade de Deus pudesse chegar a tanto, ao contrário de Deus, o Senhor é Onisciente Ele sabia exatamente qual seria a reação de Abraão, mas assim mesmo quis mostrar para o próprio Abraão até onde sua fidelidade podia alcançar. Vemos que ele passou no teste de fidelidade, ou seja, obedeceu a voz de seu Senhor e venceu a provação a qual foi submetido, agora te pergunto como esta a sua vida nestes últimos dias? Tem passado por momentos difíceis? Talvez o Senhor esta querendo que você veja até onde vai a sua fé.
Abraão passou no teste, e você também poderá passar, faça como Abraão ouça a voz do Senhor e faça tudo que Ele te ordenar, mesmo que seja contra a lógica racional, pois sabemos que muitos caminhos são corretos na visão do homem, mas seu fim é a morte (Pv 14.12 e 16.25), apenas obedeça á Jesus e Vencerá porque em Cristo todas as coisas cooperam para seu bem (Rm 8.28). vQuando o Senhor nos ordena algum tarefa é porque Ele na sua Onisciência sabe que podemos executá-la, e se não podemos, e Ele mandou assim mesmo é porque Ele quer nos capacitar para que possamos executar, veja um que interessante em João 5.8, Jesus ordenou ao paralitico: “Levanta-te, toma o teu leito e anda”. Veja que foi uma ordem direta de Jesus para aquele “paralitico” ele humanamente teria condições de executar a ordem dada por Jesus? Na ótica humana, não, de maneira nem uma, mas vemos no texto que ele fez o que Jesus mandou, só que para isso acontecer Jesus o curou antes. Quando Jesus deu a ordem ao paralitico ele estava sendo curado, e o mesmo ao olhar para si percebeu que era capaz de andar e imediatamente obedeceu a ordem de Cristo. Ele Andou, o paralitico ficou de pé andou.
Meus queridos amigos e irmão em Cristo Jesus, o Senhor te colocou na posição e na função que você esta hoje, não foi para que viesse a desistir, o Senhor permitiu que tais acontecimentos vissem sobre a sua vida porque Ele sabe que você poderá vencê-los, Pode ser que esteja passando por momentos difíceis, saiba que mesmo nestes momentos complicados da vida o Senhor pode usar você para mostrar a outros como Ele sendo Senhor e Rei de sua vida pode Transformar o impossível em possível pela verdadeira fé em Cristo Jesus.
Conclusão: Lembre-se Ele requer de ti: Obediência e uma fé que não precisa de argumentos racionais e que não da espaço para dúvida, e saiba que Ele não requer de ti nada que não possa dar a Ele, mesmo se esse for o caso Ele te capacitará para que possa suprir sua vontade.

Nenhum comentário:

Culto de Louvor e Adoração - 20/02/2022