Aprendendo com o rei Manassés – para Deus, você tem jeito!

Manassés é considerado um dos piores reis que Judá já teve. Então como podemos aprender alguma coisa boa com ele? Vamos ver, resumidamente, um pouco dessas suas experiências.
Ele começou a reinar com apenas 12 anos de idade e seu governo durou 55 anos.Era filho do Rei Ezequias, considerado o melhor rei de Judá e muito temente a Deus. Manassés não continuou a reforma religiosa que seu pai havia feito. Ezequias restaurou as grandes festas anuais, destruiu a serpente de bronze feita na época de Moisés, a qual havia sido transformado em objeto de idolatria. Manassés herdou um reino de culto somente ao único e verdadeiro Deus.Mas, ao contrário, do se pai, ele fez tudo o que desagrada a Deus. Veja alguns de sue pecados:
Construiu altares pagãos de adoração, que o rei Ezequias havia destruído antes.
  • Fez postes ídolos
  • Adorou as estrelas
  • Construiu altares pagãos nos dois pátios do Templo (onde o Senhor afirmou que seria adorado para sempre)
  • Queimou os seus filhos em sacrifício
  • Fazia adivinhações, magia e feitiçarias
  • Consultava adivinhos e médiuns
  • Colocou uma imagem do poste-ídolo no templo
  • Levou o povo a cometer pecados ainda maiores do que outros povos que não tinham Deus.
  • Ordenou a matança de profetas
  • Associou-se com pessoas duvidosas, agindo da mesma forma que elas.
Analisando mais a fundo a vida de Manassés e usando o nosso próprio julgamento, podemos dizer ele era um ser que não tinha conserto.Porém, Deus tem o poder de transformar o homem. Isto fica claro no momento em o Senhor deixou que os comandantes do exército assírio invadissem o povo de Judá. Manassés foi preso com ganchos, amarraram com correntes e o levaram como prisioneiro. No seu sofrimento, orou ao Senhor, cheio de humildade e se arrependeu. E Deus ouviu suas orações. Assim, o Senhor permitiu que ele voltasse para Jerusalém e reinasse de novo. Manassés deixou-nos algumas lições.
“Nem todo fillho de peixe, peixinho é”. – Manassés, mesmo vendo o ótimo exemplo de Ezequias, só fez o que não devia e ficou a beira da destruição.
Pra Deus, todo mundo tem jeito – Manassés era um homem cruel e sem conserto. Quando nos humilhamos diante de Deus, nós somos transformados (desde que nós arrependamos sinceramente. Manassés reconheceu que só Deus poderia salvá-lo.
Associar-se com o mal é um grande erro - O mal sempre se volta contra nós quando nos unimos a ele, mais cedo ou mais tarde. Muita gente se torna sócio do mal, tentando, assim, conseguir proteção contra o mesmo. Tudo em vão!
Confessar-se a Deus é melhor caminho – o pecado nos consome se não voltarmos pra Deus.Devemos nos confessarmos sempre que tivermos no erro, mas fazer de tudo para não cair de novo.
Deixe o pecado de lado – Preciso comentar? Se você continuar no pecado, você se tornará prisioneiro dele.
Seu pecado pode atingir outras pessoas, não somente você – o pecado quase sempre( ou sempre) traz consequências. O povo, vendo o péssimo exemplo de Manassés ainda continuou na idolatria, mesmo com o arrependimento dele depois! Como se não bastasse, Amon, seu filho, reinou no seu lugar e fez tudo que não presta, assim como seu pai. O nosso pecado pode atingir também a nossa família.
Poder pra transformar e modificar vidas Deus tem. Às vezes, pecamos tanto e nos afastamos do Senhor tanta vezes, que achamos que não temos mais jeito e que Ele não nos ouvirá mais. Porém, quando nos humilhamos perante Ele com sinceridade no coração e estamos dispostos a mudar, obedecendo-no, O Senhor faz milagres, basta nos subtermos a Ele.
Leia 2 Crônicas 33 e 2 Reis 21
“MAS SE CONFERSSAMOS OS NOSSOS PECADOS A DEUS, ELE É FIEL E JUSTO PRA NOS PERDOAR E NOS PURIFICAR DE TODA A INJUSTIÇA “1JOÃO 1.9
  Fonte: http://www.artigosgospel.com 

Nenhum comentário:

Culto de Louvor e Adoração - 20/02/2022